Você é pessimista? Eu sou pessimista!
Eu não sou pessimista no sentido de que a minha vida não vai pra frente, ou qualquer outro assunto particular. O meu pessimismo é outro: é a minha visão de mundo.
Um assunto que me tira horas de sono, e me faz refletir muito, é o futuro da nossa espécie, Homo sapiens, e o rumo que estamos tomando.
Desde as nossas origens, estudos apontam que fomos os responsáveis diretos pela extinção de várias outras espécies de hominídeos, ex: Homem de Neandertal.
Desde a nossa saída da África para o mundo, provocamos a aniquilação de muitos seres vivos!
A nossa história é repleta de guerras, detonamos bombas nucleares em nossos semelhantes, e estamos presenciando novas ameaças nucleares, com bombas mais potentes.
O engraçado é que em grandes fatos e momentos históricos, sempre um outro homem é que tem o poder nas mãos, que decide o rumo da história.
A política brasileira: quando pensamos que iria tomar um rumo positivo, aparece um novo caso de corrupção. Agora está surgindo ideias radicais e extremistas de candidatos de direita, com apoio popular.
Políticos com ideias radicais e extremistas ganham força também pelo mundo: EUA, França, Alemanha, Áustria e etc.
Destruímos o meio ambiente, poluímos a água e o ar e temos que enfrentar um problema chamado aquecimento global(que está alterando o clima da Terra, e vai provocar mudanças na vida de todos. Quem nunca ouviu falar sobre refugiados do clima?).
Somos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo todo, e a população não para de aumentar, e isso me faz pensar em questões importantes quando chegarmos(se chegarmos) aos incríveis números de 10, 15 e 20 bilhões de pessoas:
- Como será o mundo com tanta gente?
- O que restará da fauna e da flora?
- Como será a distribuição de alimentos e água potável?
- Guerras?
- Como os governos vão cuidar das pessoas?
São algumas questões que me fazem perder horas de sono, e me deixam muito preocupado, é o mundo que vamos deixar aos nossos filhos e netos.
Nos canais de documentários passa alguns vídeos sobre a colonização da Lua e Marte, para a nossa espécie poder viver e se reproduzir, e dar continuidade à vida humana.
Claro que eu não sou contra o avanço tecnológico, visando uma qualidade de vida para as pessoas, e respeitando os recursos naturais.
Mas eu me pergunto se não é mais lógico cuidar do planeta em que vivemo, montar um plano de controle de natalidade e etc?
Outra questão: todos(ricos e pobres) terão a oportunidade de deixar o planeta para colonizar a Lua e Marte, ou será apenas um seleto grupo de humanos privilegiados?
São estas e outras questões que me fazem ser pessimista em relação ao rumo e o futuro da nossa espécie.