domingo, 11 de agosto de 2019
Cocô Dia Sim Dia Não Para Salvar O Meio Ambiente, Econômia e Bolsonaro Declara Guerra Ao Meio Ambiente
O Mês de Julho de 2019, foi marcado por ser o mês mais quente da história.
A temperatura média ultrapassou 0,04°C o recorde anterior ao ano de 2016. Ondas de calor na Europa e grandes incêndios florestais na Sibéria e no Alasca.
Iniciei o POST com essas notícias, para dizer, aceitando ou não, que o clima do mundo está mudando.
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, planeja liberar a pesca da sardinha e os voos noturnos no arquipélago de Fernando de Noronha; o que poderia prejudicar a vida selvagem. Ele ainda brinca: "turista de dia, é diferente do turista da noite".
No meu ponto de vista, o turismo em Fernando de Noronha, tem que continuar caro e para poucos mesmo; já que temos a interferência humana, que seja mínima.
Afrouxar a ida do turista, vai promover uma maior ocupação humana, o que prejudica todo ecossistema do arquipélago.
Isso não vale apenas para Fernando de Noronha, mas para toda área considerada natural.
Algumas curiosidades sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha: formado por 21 ilhas e ilhotas, vegetação típica do agreste nordestino, possui o maior número de colônias de aves marinhas e abriga tartarugas e golfinhos rotatória.
No dia 2 de agosto de 2019, Ricardo Galvão, diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), foi exonerado do cargo pelo presidente Bolsonaro.
O motivo foi o atrito entre os dois, sobre os novos dados do desmatamento na Amazônia.
Bolsonaro chamou os dados do INPE de mentirosos e que eles trabalham para alguma ONG.
O INPE faz o monitoramento da floresta amazônica, os dados mostram que o desmatamento subiu 88% em relação ao mesmo período do ano passado; o INPE usa satélites de diversos países, e todos mostram os mesmos números. E os dados são públicos.
É óbvio que o Bolsonaro quer esconder os números e quer esconder a verdade de todos. Isso me lembra o livro 1984, de George Orwell, onde os funcionários mentem os números no jornal estatal.
Mas ele é burro: qualquer Instituto pode fazer algum tipo de monitoramento da floresta amazônica, basta ter um satélite e monitorar. Vai lá Bolsonaro, fala que a NASA trabalha para ONGs.
Como o Ricardo Galvão foi exonerado, eu estou muito curioso para saber os próximos dados: "desmatamento na amazônia apresenta queda de x%". Informação para enganar Bolsonaro!
Na sexta-feira, 09/08/2019, Bolsonaro disse para fazer cocô dia sim dia não para salvar o meio ambiente.
Foi essa frase que me motivou a parar a minha leitura (Memorias Da Casa Dos Mortos, de Dostoiévski) e dedicar algum tempo para fazer um compilado, e escrever o POST.
Acho que ele está confundindo os bolsominions e Bolsolover com animais ruminantes. Sabemos que na digestão e na hora do "pum", os ruminantes liberam gás metano que é um gás do efeito estufa.
Bolsonaro, somos o sétimo maior país poluidor do mundo. Para salvar o meio ambiente, precisamos parar com o desmatamento das florestas e as queimadas.
Na minha opinião, Bolsonaro travou uma guerra contra o meio ambiente. Talvez ele pense que as florestas são um monte de madeira e áreas sem uso, que precisam ser exploradas para o crescimento econômico do país.
Sobre esse raciocínio, eu digo: que se dane o crescimento econômico!
Desmatou acabou!
Economia sobe e desce toda hora, crises econômicas vem e vão embora. Isso faz parte do nosso modelo estratégico. Pega como exemplo a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929. Atingiu o Brasil e o café brasileiro, que deixamos de exportar para os compradores.
Animais ou plantas extintos, não voltam mais.
O mundo já passou por seis períodos de extinções em massa, veja a extinção do Permiano, que matou 90% da vida no planeta. Extinção provocada por gases do efeito estufa.
Dizem que estamos provocando uma nova extinção em massa. Pesquise por Antropoceno.
O que adianta travar uma guerra contra o meio ambiente, ter uma grande economia e levar uma vida desgraça?
Acredite: a vida e o planeta vão se recuperar, a espécie humana não.
Referência:
https://www.google.com/amp/s/amp.dw.com/pt-br/julho-de-2019-foi-o-m%25C3%25AAs-mais-quente-da-hist%25C3%25B3ria/a-49903419
https://www.google.com/amp/s/www.metropoles.com/colunas-blogs/chapelaria/bolsonaro-sugere-fazer-coco-dia-sim-dia-nao-para-salvar-o-planeta/amp
https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/republica/inpe-diretor-demissao-desmatamento-bolsonaro/amp/
http://revistasagarana.com.br/fernando-de-noronha-natureza/
https://www.google.com/amp/s/brasil.elpais.com/brasil/2019/08/02/politica/1564759880_243772.amp.html
https://www.google.com/amp/s/super.abril.com.br/mundo-estranho/e-verdade-que-o-pum-das-vacas-aumenta-o-efeito-estufa/amp/
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/11/21/brasil-e-o-7o-pais-do-mundo-que-mais-contribui-para-o-aquecimento-global.ghtml
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Extinção_em_massa
https://www.google.com/amp/s/blog.in1.com.br/as-principais-crises-economicas-do-brasil-e-o-controle-finaceiro%3fhs_amp=true
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2559604397600342&id=1726543997573057&ref=bookmarks
Mais Permiano!
Livro: Ascensão e queda dos dinossauros: Uma nova história de um mundo perdido.
Stephen L Brussate
Assinar:
Postagens (Atom)