quarta-feira, 26 de julho de 2017

Como Fazer O Seu Filho Gostar De Ler?

Imagem relacionada


  Antes de mais nada vamos aos números:

  • 44% da população brasileira não lê.
  • 30% nunca comprou um livro
  • O brasileiro lê 4,96 livros por ano
  • * A Bíblia é o livro mais lido( último livro lido e livro mais marcante)
  • 74% da população não comprou nenhum livro nos últimos três meses
  • 67% da população não houve uma pessoa que incentivasse a leitura em sua trajetória
  • Mulheres continuam lendo mais; 59% são leitoras, contra 52% dos homens são leitores
   Quando o assunto é: O Que Gosta De Fazer No Tempo Livre:

  • Assistir televisão 73%
  • Ouvir música 60%
  • Usar a internet 47%
  • Sair com amigos e família 45%
  • Assistir filmes ou vídeos em casa 44%
  • Usar o Whatsapp 43%
  • Escrever 40%
  • Usar FaceBook e outras redes sociais 35%
  • Ler jornais, revistas ou notícias 24%
  • Ler livros em papel ou livros digitais 24%
  • Praticar esporte 24%
  • Ir ao cinema, teatro, concertos, museus ou exposições 6%




  Ai estão alguns números sobre a leitura, e algumas atividades culturais e intelectuais do povo brasileiro.
  


  Programa do SBT, criado em 2012, com a finalidade de: eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade.

 Segue a lista:
  
 100º - Maria da Penha 
99º - Jô Soares
98º - Vital Brazil
97º - Ana Paula Valadão
96º - Roberto Justus
95º - Itamar Franco
94º - Ronald Golias
93º - Jorge Amado
92º – Romário
91º - Pe. Landell de Moura
90º - Anderson Silva
89º - Tom Jobim
88º – Cazuza
87º - William Bonner
86º - Amado Batista
85º – Chacrinha
84º - Chico Buarque
83º – Joelma
82º - Ronaldinho Gaúcho
81º – Datena
80º – Sócrates
79º - * José Serra
78º - Fernando Collor de Mello
77º - Marcos Pontes
76º - Luís Carlos Prestes
75º - Claudia Leitte
74º – Lampião
73º – Garrincha
72º - Michel Teló
71º - Lua Blanco
70º - Marechal Rondon
69º - Antônio Ermírio de Moraes
68º - Duque de Caxias
67º - Monsenhor Jonas Abib
66º - Carlos Chagas
65º - Reynaldo Gianecchini
64º - Ulisses Guimarães
63º - Dedé do Vasco
62º – Mazzaropi
61º – Zico
60º - Pe. Marcelo Rossi
59º - Marcos do Palmeiras
58º - Roberto Marinho
57º - Monteiro Lobato
56º - Hebe Camargo
55º - Paulo Freire
54º - Missionário RR Soares
53º - Zumbi dos Palmares
52º - Carlos Drummond de Andrade
51º - Paiva Neto
50º - Rogério Ceni
49º - Gugu Liberato
48º – Tiririca
47º - Leonel Brizola
46º - Raul Seixas
45º - Visconde de Mauá
44º - Elis Regina
43º - Ivete Sangalo
42º - Luan Santana
41º - Machado de Assis
40° – Xuxa
39° – Rodrigo Faro
38° – Renato Aragão – Didi
37° – Dom Hélder Câmara
36° – Apóstolo Valdemiro Santiago
35° – Luciano Huck
34° – Tancredo Neves
33° – Dilma Rousseff
32° – Padre Cícero
31° – Herbert de Souza – Betinho
30° – Renato Russo
29° – Luiz Gonzaga
28° – Chico Mendes
27° – Dom Pedro II
26° – Pastor Silas Malafaia
25° – Oswaldo Cruz
24° – Manoel Jacintho Coelho
23° – São Frei Galvão
22° – Ruy Barbosa
21° – Eike Batista
20° – Neymar
19° – José Alencar
18° – Roberto Carlos
17° – Zilda Arns
16° – Derci Gonçalves
15° – Ronaldo Fenômeno
14° – Chico Anysio
13° – Bispo Edir Macedo.
  Top 12:
   Ayrton Senna, Chico Xavier, Fernando Henrique Cardoso, Getúlio Vargas, Irmã Dulce, Juscelino Kubitschek, Lula, Oscar Niemeyer, Pelé, Princesa Isabel, Santos Dumont e Tiradentes.
  Final:
 1) Chico Xavier, 2) Santos Dumont e 3) Princesa Isabel
  Isso é preocupante! O brasileiro é desinformado, não sabe a história do Brasil, não sabe o nome dos brasileiros que realmente fizeram a diferença para o Brasil e para o mundo. O brasileiro assiste muita TV, e vota em nomes que estão na atualidade, e esquece os nomes de brasileiros que fizeram história para o desenvolvimento da humanidade. Olha o que a falta de leitura, a falta de pesquisa e a falta de curiosidade fazem com a cabeça de um ser humano.
É Triste!
Mostrei os números, mostrei o resultado de um programa de TV de 2012 e desabafei. Agora vamos ao título do post.
Dê livros de presente ao seu filho, dê um atlas geográfico de presente ao seu filho, leve seu filho à biblioteca e livrarias ,incentive o seu filho a participar das feiras do livro na escola, incentive seu filho a completar o álbum de figurinhas, coloque filmes com legenda para seu filho ler, pergunte o que seu filho entendeu da leitura e leia pequenas histórias de livros para o seu filho.
 Os meus pais me incentivavam a ler livros e buscar as informações desse jeito.

 *Eu duvido que a Bíblia é o livro mais lido aqui no Brasil, e duvido que é o livro mais marcante.  O brasileiro não lê nada, e o cristão lê somente aquilo que o padre e o pastor mandam.



Referências:

Imagem:
http://www.ndig.com.br/item/2011/07/o-que-podemos-fazer-para-que-as-crianas-leiam
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Maior_Brasileiro_de_Todos_os_Tempos

Texto:
http://cultura.estadao.com.br/blogs/babel/44-da-populacao-brasileira-nao-le-e-30-nunca-comprou-um-livro-aponta-pesquisa-retratos-da-leitura/
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Maior_Brasileiro_de_Todos_os_Tempos
https://minilua.com/maior-brasileiro-todos-tempos/

5 comentários:

  1. Olá, tudo bom?
    Eu gostei do artigo, gostei também das informações tragas por ele. Porém, se opiniões para melhoras são aceitas, - caso contrário ignore esse comentário - eu te aconselho a pensar bem no título dos artigos. Pois o título deste nos leva a pensar que o tal é um artigo de passos que incentivam a leitura do seu filho, porem aqui, em sumo, nos foi dado informações apenas sobre os números que dizem respeito a cultura brasileira.
    Gosto da sua escrita. Buona fortuna!

    Atenciosamente, Natália.

    Visite meu blog, para ajudar em meu crescimento profissional e comente o que acha dos meus artigos:
    luualiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sakura, eu estou bem. E você? Obrigado pela presença aqui no blog. Todo comentário, críticas e elogios são bem vindos.
      Eu realmente foquei mais nos números, e deixei uma pequena parte de como eu fui incentivado a ler.
      Realmente o título do post engana :) .
      Vou visitar seu blog sim.

      Excluir
    2. Oi Sakura, eu estou bem. E você? Obrigado pela presença aqui no blog. Todo comentário, críticas e elogios são bem vindos.
      Eu realmente foquei mais nos números, e deixei uma pequena parte de como eu fui incentivado a ler.
      Realmente o título do post engana :) .
      Vou visitar seu blog sim.

      Excluir
  2. Olá
    Eu acho que o melhor jeito de incentivar seu filho a ler é lendo. Eu leio muito e meu filho sempre me vê lendo, ai ele pega um dos livros dele e senta comigo para ler junto. Ele ainda não sabe ler, mas vê as imagens e cria as histórias dele. É reconfortante saber que ele vai ler comigo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, obrigado por interagir aqui no blog. Que bom que seu filho está criando o gosto pela leitura, os pais precisam incentivar o gosto pela leitura nos filhos.

      Excluir