domingo, 28 de abril de 2019

Para Quê Filosofia?



  Quando eu leio algo sobre astronomia, eu gosto de refletir que não somos o centro do universo, ou somos uma criação divina.
  Gosto de pensar que compartilhamos os mesmos elementos com o universo: carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio.
  O universo está em nós!
  Quando leio sobre evolução biológica, e vejo que compartilhamos um ancestral em comum com os chimpanzés, depois os gorilas e os orangotangos.
  Compartilhamos o mesmo tipo de célula com alguns protozoários: eucariontes. E etc!
  Eu reflito que todos os seres vivos são primos.
  Cada família da classificação biológica, extinta ou não, está presente nos galhos da árvore da vida.

  Quem me proporciona o pensar e o refletir? A filosofia!
  Filosofia é isso: pensamentos, críticas, reflexões, ideias e por ai vai.
  Filosofia tira você da escuridão e te leva para a luz.
  Filosofia ocupa a sua mente, eleva seu intelecto, abre novos horizontes e opções de leitura.
 


  Quando eu vejo esse tweet do Bolsonaro, eu penso que gastos filosofia e sociologia dão para o governo? Recebem muito dinheiro de investimentos em comparação com outras áreas universitárias? Tem muitos alunos matriculados em relação com medicina, engenharia e veterinária?
  Acho que não!
  Acho que Bolsonaro está atacando a filosofia, pois ele é contra o pensamento e a reflexão.  Ele tem medo!
  Ele ataca a filosofia, pois ele acha que todos que estudam ou gostam de filosofia são comunistas; comunistas: inimigos imaginários criado pelo Bolsonaro.
  Bolsonaro ataca a filosofia, mas tem como guru intelectual um filósofo de porta de boteco.
  Me surpreende saber que tem gente que apoia essa decisão do Bolsonaro.
  Acho que o jeito é estudar veterinária para cuidar do eleitorado mesmo.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário